Para controlar a tarefa de imposto de renda no CONFI, você precisa primeiramente cadastrar o seu cliente pessoa física.
Se o seu cliente não estiver cadastrado e procurou a contabilidade somente para realizar a declaração, você deve utilizar o cadastro simplificado, pois esse tipo de cadastro necessita de menos informações e foi desenvolvido pensando nessa situação. Para isso, acesse:
Menu lateral Cadastros > Clientes > Novo > SIMPLIFICADO (conforme figura abaixo)
Preencha com as informações do seu cliente e lembre-se de selecionar o departamento "IMPOSTO DE RENDA". Não esqueça de clicar no botão "CADASTRAR" no final da página para salvar.
FEITO! Isso já fará com que a tarefa "DIRPF - Declaração" comece a ser gerada para o cliente de cadastro simplificado!
Se você precisar realizar a declaração para um cliente recorrente (e que já está cadastrado no CONFI com o Cadastro COMPLETO), como o caso de um produtor rural, uma doméstica, etc., o procedimento é ainda mais simples: será necessário apenas inserir mais esse departamento "IMPOSTO DE RENDA" no cadastro do cliente em questão. Como no exemplo abaixo (Menu Cadastros > Clientes > Seleciona o Cliente > Insere o novo departamento de IR).
Não esqueça de salvar a alteração no final da página clicando no botão "ALTERAR"!
Dessa maneira, a o tipo de tarefa "DIRPF - Declaração" irá gerar as tarefas anualmente para o cliente de cadastro completo PF.
Obs: Se já estivermos no período de entrega das DIRPF, a tarefa será gerada instantaneamente . Caso ainda esteja distante da data, não se preocupe, o CONFI gerará a tarefa automaticamente com ao menos 1 mês de antecedência do início do período das entregas.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo